O polaco Piotr Krahel venceu a final do Volvo Driver Challenge, realizada em Gotemburgo. O representante português ficou em 18.º lugar.
Ao todo, participaram na final da edição de 2018 do Volvo Driver Challenge 33 motoristas de outros tantos países. Portugal esteve representado por Filipe Ribeiro, dos Transportes Ribeiral, que foi distinguido numa das provas que integraram o programa.
A competição aconteceu pela sexta vez e envolveu com mais de 12 mil motoristas em todo o mundo. Este ano a prova concentrou-se em três áreas: eficiência de combustível, produtividade e segurança. As provas da final internacional do Volvo Trucks Driver Challenge foram realizadas, em circuito fechado, ao volante dos modelos FH e FMX.
O objectivo da competição é, de acordo com a marca, chamar a atenção para o importante trabalho realizado pelos motoristas de camião. É, além disso, uma forma de atrair jovens para a profissão que, de acordo com o construtor sueco, “oferece boas oportunidades de carreira”, mas sofre de “uma escassez de motoristas” com formação em todo o mundo.
“O Desafio Volvo Trucks Driver reúne os diferentes desafios que os motoristas enfrentam todos os dias. As suas competências são muitas vezes o factor decisivo na produtividade e rentabilidade dos nossos clientes. Os motoristas também dão um contributo importante para a segurança rodoviária. A final deu-nos a oportunidade de vermos motoristas incrivelmente habilidosos a fazerem um trabalho impressionante na condução dos camiões”, refere, citada em comunicado, Maria Bergving, vice-presidente sénior da Volvo Trucks para as áreas de marca, marketing e comunicação.