O aeroporto de Bangalore será o primeiro na Índia com auto-embarque biométrico. A tecnologia é da portuguesa Vision-Box.
A Vision-Box assinou hoje, em Lisboa, um contrato de oito anos com o aeroporto de Bangalore, na Índia, para digitalizar a operação de embarque daquela infra-estrutura, cuja operação ainda está “baseada no papel”.
A tecnologia biométrica vai identificar os passageiros pelo rosto enquanto eles se deslocam pelo aeroporto, evitando paragens, bem como a apresentação de cartões de embarque, passaportes e outros documentos de
identificação.
Segundo a empresa, o primeiro “marco histórico” da implementação será concluído no primeiro trimestre de 2019, tendo como primeiros utilizadores os passageiros da Jet Airways, da Air Asia e da SpiceJet.
Em comunicado, o presidente executivo da Vision-Box, Miguel Leitmann, destaca que esta é a primeira experiência na Índia com a tecnologia de reconhecimento facial e a maior a nível mundial.
Por sua vez, o presidente executivo do aeroporto internacional de Bangalore, Hari Marar, garantiu que a tecnologia da Vision-Box vai permitir uma experiência “perfeita” aos passageiros, “sem obstáculos, filas de espera ou aborrecimentos”.
Para cumprir com o contrato hoje assinado, a tecnológica portuguesa criou uma subsidiária na Índia, prevendo contratar dez trabalhadores locais até ao final do ano. Com o objectivo de estar nos quatro principais aeroportos indianos, no máximo, nos próximos dois anos.
Apesar de não revelar o valor do contrato, fonte oficial da empresa disse à “Lusa” que ele representa “vários milhões de euros”.