O Estado vai apoiar, com fundos comunitários, a compra de mais 199 autocarros “limpos”. A STCP será a principal beneficiária, com 86 novos veículos.

STCP coloca a maior encomenda de autocarros "limpos"

O segundo aviso para a aquisição de autocarros “limpos” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) atraiu 17 candidaturas à compra de um total de 199 autocarros “limpos”, sendo 118 a gás natural e 81 eléctricos, anunciou o Ministério do Ambiente.

Candidatada foi também a aquisição de 29 postos de abastecimento, sendo 26 eléctricos e três de gás natural.

O investimento candidatado ascende a 64 milhões de euros, com o co-financiamento com fundos comunitários a atingir os 23 milhões de euros.

A STCP foi a empresa que apresentou a maior candidatura, com 86 veículos, seguida da Carris com 15.

No primeiro aviso do POSEUR foram apresentadas 11 candidaturas, num investimento global de 156 milhões de euros em 516 autocarros “limpos” e 16 postos de abastecimento.

Comentando os resultados, à margem da sessão de entrega das bicicletas do projeto U-bike, na Reitoria da Universidade do Porto, o ministro do Ambiente, sublinhou:

“Estes dados mostram bem a revolução que está a acontecer no sentido da electrificação da mobilidade, e, se juntarmos a isso os 300 milhões de euros que vão ser investidos na expansão do metro do Porto e todos estes projectos de mobilidade da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto, estamos mesmo a criar uma revolução e um novo padrão de mobilidade”.

Os comentários estão encerrados.