O programa POSEUR já financiou a aquisição de 516 autocarros “limpos” por operadores portugueses de transporte rodoviário de passageiros, desde que foi anunciado, em Dezembro de 2014, sublinhou o secretário de Estado do Ambiente, na apresentação do autocarro eléctrico dos TUG.

Desses 516 veículos, 78 são autocarros eléctricos e os restantes unidades movidas a gás natural. Trata-se de um investimento total de 156 milhões de euros, dos quais 54 milhões a fundo perdido.

Os veículos “limpos” permitiram, de acordo com o governante, a eliminação de 4 900 toneladas de CO2. “É a prova do sucesso que o programa é e dá para se ter uma ideia do que este pode representar no futuro”, referiu José Mendes.

“O dinheiro público existe é para objectivos como este da perseguição da descarbonização. As alterações climáticas são uma realidade. Assinámos o Acordo de Paris e temos como objectivo reduzir as emissões de CO2 em 26% até 2030 (face a 2005) no sector dos transportes. Já reduzimos 17%, pelo que estamos no bom caminho”, afirmou ainda.

 

 

Comments are closed.