Segunda-feira, Maio 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

    Contos impopulares [i]

    A “bala de prata” para a redução de emissões

    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    Air Atlantis, 30 anos depois

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Eu é mais Grupo TUI

    Contos impopulares [i]

    A “bala de prata” para a redução de emissões

    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    Air Atlantis, 30 anos depois

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

PPP portuárias renderam menos 11% no 1.º semestre de 2020

por T&N
05/08/2021
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

As quatro parcerias público-privadas (PPP) do sector portuário renderam 13,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, divulgou hoje a UTAO.

As quatro PPP em causa são as concessões dos terminais de contentores e de carga a granel de Leixões, do terminal de contentores de Alcântara e do terminal de contentores de Sines. Juntas, a TCL, TCGL, Liscont e PSA Sines entregaram às respectivas administrações portuárias 13,6 milhões de euros, menos 1,6 milhões, ou menos 10,6% que no período homólogo de 2019.

A quebra de receitas foi particularmente notada em Sines (-53%, ou -1,3 milhões de euros), com a APS a encaixar apenas 1,2 milhões de euros, e em Lisboa (-25,3%, ou -300 mil euros), com a APL a receber somente 900 mil euros.

Em Leixões, a APDL manteve o nível de receitas da primeira metade de 2019 – 11,5 milhões de euros -, tendo a TCL pago dez milhões de euros e a TCGL os restantes 1,5 milhões de euros.

Em 2020, a APDL previa receber 20,7 milhões de euros das concessões dos terminais de contentores e de carga a granel, enquanto a APL projectava 2,8 milhões da Liscont e a APS 4,8 milhões da PSA.

Estado gastou mais 8 milhões de euros

Ao invés do que acontece com as PPP portuárias, as demais parcerias público-privadas representaram encargos para o Estado, segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

“No primeiro semestre de 2020 os encargos líquidos com PPP ascenderam a 868 ME, tendo registado um acréscimo homólogo de 8,0 ME (+0,9%)”, pode ler-se no relatório hoje divulgado.

O aumento deveu-se, sobretudo, ao sector rodoviário, onde “os encargos líquidos aumentaram 86 ME (+13,8%)” em termos homólogos, em boa parte devido à queda de 21,1% nas receitas das portagens, em resultado do confinamento.

Quanto ao sector ferroviário, as PPP custaram 23,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2020 (contra 26,6 milhões no período homólogo anterior), em resultado da diminuição dos pagamentos à subconcessionária do Metro do Porto (-13,2%, para 19,4 milhões de euros) e à concessionária do Metro Sul do Tejo (-12%, para 3,7 milhões de euros), refere o relatório da UTAO.

Banner newsletter

Notícias Relacionadas

Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa
Marítimo

Leixões exporta mais 2000 viaturas da Autoeuropa

17/05/2023
ZIM usa IA para detectar cargas mal declaradas
Marítimo

ZIM junta-se à Hapag-Lloyd em Lisboa

24/04/2023
Sines, Roterdão e HAROPA juntos nos “green port”
Marítimo

Concessões portuárias chegarão aos 75 anos

13/04/2023
A seguir
Diplomados da ENIDH estagiam em navios da Promar

Diplomados da ENIDH estagiam em navios da Promar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Candidatos à SATA Internacional têm mais tempo

Candidatos à SATA Internacional têm mais tempo

26/05/2023
Alcont cria parque de contentores em Setúbal

Alcont cria parque de contentores em Setúbal

26/05/2023
APM Terminals investiu 47 milhões em Barcelona

Contentores penalizam portos espanhóis

26/05/2023
Santos e Vale tem casa nova em Coimbra

Santos e Vale tem casa nova em Coimbra

26/05/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist