A falta de navios com srubbers no mercado está a motivar ofertas “loucas” de preços de fretamento às companhias armadoras, avança o “The Loadstar”.
Um broker de Londres citado pelo portal disse que o mercado terá sido apanhado de surpresa pelo prémio do LSFO (o combustível com baixo teor de enxofre), pelo que “estamos a receber o dobro da taxa diária de contratação para qualquer navio com scrubber que possamos tem em mãos”, indicou.
Os mais recentes dados da Alphaliner revelam que o número de navios em estaleiro para instalação de filtros era, a 20 de Janeiro, de 84 unidades, abaixo das 104 unidades que a consultora contabilizava a 6 de Janeiro.
Enquanto o preço do LSFO continuar alto – actualmente é de cerca de 200 dólares (181 euros) por tonelada em Roterdão e 250 dólares (227 euros) por tonelada em Singapura –, os navios equipados com scrubbers têm grande procura.
Além do mais, é provável que o surto do Coronavírus na China e o consequente atraso no regresso à produção após o ano novo chinês sejam um problema para o mercado.
Os especialistas prevêem, por isso, que as companhias que decidiram, desde o início, uma estratégia pró-scrubbers, como a MSC e a Evergreen, deverão conseguir obter uma vantagem de custo significativa face à concorrência que só mais tarde aderiu aos filtos a Maersk, a Hapag-Lloyd ou ONE.