Os exportadores europeus estão a pagar o preço dos cancelamentos de viagens no Ásia-Europa, com a “guerra” por capacidade a subir os valores dos fretes.

De acordo com a plataforma Xeneta, que faz benchmarking de preços de fretes, as tarifas de curto prazo para contentores de 40 pés à partida do Norte da Europa atingiram os dois mil dólares (1 821 euros), valor que compara com os mínimos de 500 dólares (455 euros) de Janeiro. Na quinta-feira passada (30 de Abril), o preço médio calculado pela Xeneta para o curto prazo no Norte da Europa -Ásia estava em 1 450 dólares (1 320 euros) para contentores de 40 pés, o dobro do registado em Janeiro.

Entretanto, a CMA CGM anunciou que a partir de 15 de Maio passará a cobrar uma sobretaxa de emergência de capacidade de 100 dólares (91 euros) por contentor nos contratos de curto prazo do Norte da Europa para a Ásia.

Esta semana poderá ser particularmente dura para carregadores e transitários, dado que o aumento inesperado na procura coincide com um corte de até 49% na capacidade oferecida. Daí serem de esperar muitos adiamentos de embarques de contentores, com os custos inerentes. A situação deverá manter-se até à semana 22, para quando se espera o regresso de alguma capacidade ao mercado.

 

 

 

 

Comments are closed.