A partir de Fevereiro, a THE Alliance passa a Premier Alliance, com os mesmos membros: ONE, HMM e Yang Ming. Novidade: a partilha de capacidade com a MSC, que abrange Sines.
Apesar da saída da Hapag-Lloyd a partir de Fevereiro do próximo ano, a ONE, a HMM e a Yang Ming vão manter a sua aliança, doravante denominada Premier Alliance, e prolongá-la até 2030.
Pelo menos para já não está prevista (ou anunciada…) a entrada de novos membros, mas a saída da Hapag-Lloyd será parcialmente compensada pelo acordo de partilha de capacidade com a MSC no tráfegos entre a Ásia, o Norte da Europa e o Mediterrâneo.
Portugal continua fora do network da Premier Alliance, mas poderá beneficiar com a partilha de capacidade no Ásia – Norte da Europa, que abrange o serviço Lion da MSC, que continuará a escalar Sines.
A Premier Alliance ainda não anunciou o seu novo network, mas a ONE antecipou a apresentação da sua oferta, com seis serviços no Ásia – Norte da Europa, cinco no Ásia – Mediterrâneo, oito no Ásia – US West Coast Sul, três no Ásia – US West Coast Norte, cinco no Ásia – US East Coast e cinco no Ásia – Médio Oriente e Mar Vermelho.
A maioria dos serviços no Ásia – Norte da Europa e Ásia – Mediterrâneo continuam previstos para cruzarem o Canal do Suez, apesar da esperada manutenção da crise no Mar Vermelho.
Com a saída da Hapag-LLoyd, a Premier Alliance será a mais pequena das alianças globais, atrás da Ocean Alliance (CMA CGM, COSCO e Evergreen) e da nova Gemini (Maersk e Hapag-Lloyd).