Xu Lirong, presidente da CSCL, é o escolhido para liderar a China Cosco Shipping Group, como se chamará a nova entidade resultante da fusão da China Shipping com o Cosco Croup.

Cosco + CSCL

A escolha do presidente e o nome da nova empresa foram divulgados em comunicado pela Comissão de Administração e Supervisão de Activos (SASAC na sigla em inglês), que detém a participação de Pequim nas duas entidades.

A escolha de Xu Lirong é tida como natural. Desde logo porque o seu homólogo do Cosco Group está à beira da reforma por limite de idade. Mas também, ou sobretudo, porque conhece as duas empresas: iniciou a sua actividade na Cosco em 1975 e ali se manteve até 2005, quando se  transferiu para a CSCL, cuja presidência assumiu em 2011.

A China Cosco Shipping Group será, de longe, a maior companhia de navegação do mundo, com uma frota de 783 navios, avaliados em 22,95 mil milhões de dólares. Mais dez mil milhões de dólares e 500 navios que a actual número um, a AP Moller Maersk.

Mas não só. A CCSG será líder mundial no transporte de granéis secos e navios-tanque e número quatro no transporte de contentores.

» China Cosco fica com porta-contentores da CSCL

 

Comments are closed.