Anapaz de Jesus Neto é o primeiro presidente da recém-formada Associação dos Portos de Angola (Apang). Por inerência, lidera também a Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (Aplop).
Além do presidente do porto do Lobito, integram os corpos sociais da novel associação Abel Cosme (Unicargas), Nazaré Neto (Porto de Cabinda), Francisco Venâncio (Porto de Luanda) e Joaquim Domingos Miguel Neto (Porto do Namibe).
A tomada de posse aconteceu em Luanda, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado angolano dos Transportes, Mário Domingues.
Segundo os estatutos, a Apang deve fomentar, entre os associados, o intercâmbio de conhecimentos e informações sobre as actividades portuárias em Angola, integrar as associações internacionais que prossigam fins idênticos aos da Apang e promover conferências para abordar questões inerentes à actividade portuária.
“Os portos estão a ser um dos motores da actividade económica nacional, reflectindo o dinamismo das importações e, sobretudo, das exportações dos sectores mais competitivos”, sublinhou Anapaz de Jesus Neto, no discurso de posse.
Segundo o gestor, o sector dos transportes é fundamental para o desenvolvimento do país, e daí a razão dos investimentos realizados pelo Executivo neste processo.
A Apang assumirá de imediato a presidência da Aplop, sucedendo à portuguesa APP, tal como foi decidido no 7.º Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, realizado em Outubro passado, no Lobito. Desde então, a liderança da associação foi exercida, interinamente, pelo Porto de Luanda.