Os presidentes da espahola Puertos del Estado e da portuguesa Associação dos Portos de Portugal serão oradores no Seminário de Transporte Marítimo que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no Porto, na próxima quinta-feira, dia 12.

José Llorca Ortega e Vítor Caldeirinha participarão num painel onde se debaterá o que está a ser feito por cada um dos países, isoladamente e em conjunto, para afirmar a posição dos portos ibéricos no contexto mundial.

O surgimento das mega-alianças, os investimentos na expansão dos canais do Panamá e do Suez, a dimensão crescente dos navios porta-contentores e as flurtuações na geografia do comércio mundial são outros tantos desafios e oportunidades para os portos ibéricos.

Não deixando de lado a concorrência – desejada e fomentada pelo próprio mercado -, os portos de Espanha e Portugal parecem agora mais apostados numa postura de coopetição no mercado mundial.

Ainda recentemente, os dois países apresentaram candidaturas coordenadas ao CEF para o co-financiamento comunitário do projecto de desenvolvimento da Janela Única Logística à escala ibérica.

O Seminário de Transporte Marítimo decorrerá durante todo o dia de quinta-feira, 12 de Março, no Hotel Crowne Plaza, no Porto.

Esta será a mais internacional de todas as edições do evento (que se realiza pelo 16.º ano consecutivo), com a participação de dirigentes da Feport, ESPO, ESC, Fonasba, Ecasba, CLdN Cobelfret, Grimaldi e a Puertos del Estado.

Também sinal da sua notoriedade, o Seminário de Transporte Marítimo do TRANSPORTES & NEGÓCIOS é patrocinada pela APDL, TCL e Portmar e apoiado pela APSS, IMT, pelas Comunidades Portuárias de Leixões, Lisboa e Sines, Navex, Transinsular e Grupo ETE.

Toda a informação sobre o Seminário está disponável em http://www.transportesenegocios.pt/seminarios/maritimo/Index.htm

A participação é sujeita a inscrição (80 euros + IVA), sendo que os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de desconto (60 euros + IVA).

Comments are closed.