As primeiras três carruagens ARCO, compradas pela CP à Renfe, começarão a operar na Linha do Minho, entre o Porto e Valença, em Abril.
Contactada pela “Lusa”, a propósito da conclusão da modernização e electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho, e do início dos testes para a certificação da ligação ferroviária, fonte da CP apontou “para Abril o início das marchas comerciais”.
Segundo a CP, nessa altura irão começar a operar naquela ligação três carruagens da série ARCO. “A remoção de amianto está concluída. A CP está também a recuperar as locomotivas da série 2600, nas suas oficinas de Contumil. Até final do primeiro trimestre fica terminada toda a reparação e pintura”, adiantou.
A mesma fonte referiu ainda que “conforme forem ficando prontas mais carruagens serão colocadas ao serviço da linha, ajustando a oferta às necessidades dos passageiros”.
Em Novembro de 2020, em comunicado, a CP informou ter concluído a operação de remoção do amianto nas 36 carruagens compradas à Renfe que precisavam daquele tipo de intervenção. Na altura, a empresa adiantou também que das sete locomotivas necessárias para a futura operação da Linha do Minho, a recuperação de três ficaria concluída até ao final do primeiro trimestre de 2021.
No ano passado, a CP comprou à Renfe, por 1,61 milhões de euros, 51 carruagens para os serviços regionais.
Na semana passada, a Infraestruturas de Portugal apontou o final de Março para a certificação da electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho.
A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011. O projecto inclui, além da electrificação, a supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, num investimento global de 832 milhões de euros.