O primeiro comboio de mercadorias proveniente da China e destinado ao Reino Unido chegou hoje a Londres, ao cabo de uma viagem de 12 mil quilómetros e 18 dias.

A combination of photos shows the first freight train to travel from China to Britain as it arrives at a welcoming ceremony to mark the inaugural trip at Barking Intermodal Terminal near London

O comboio experimental foi operado pelo InterRail Group (um operador logístico multinacional com sede na Suiça), em nome da China Railway International Multimodal Transport, uma subsidiária da China Railway. A DB Cargo assegurou a operação entre o terminal de Duisburgo, na Alemanha, e Londres, através do Eurotunnel.

O comboio, proveniente da cidade de Yiwu, na província chinesa de Zeijiang, transportou produtos têxteis e outros bens de consumo. E apesar das múltiplas transferências dos contentores, por causa das mudanças de bitola, o tempo de trânsito foi menos de metade do transporte marítimo.

Para já, este comboio para Londres foi apenas um teste. Mas desde 2011 que têm vindo a multiplicar-se os serviços ferroviários de mercadorias entre a China e a Europa. No ano passado, cerca de 40 mil contentores terão sido transportados ao longo da Rota da Seda. Em 2020 deverão ser cerca de 100 mil.

Os comentários estão encerrados.