O Isla Bella, o primeiro porta-contentores a gás natural liquefeito (GNL) do mundo, foi lançado ao mar no estaleiro da General Dynamics Nassco, em São Diego, Califórnia, EUA.

TOTE-1-launch-birdseye-1024x578-635x358

O navio, da Classe Marlim, é o primeiro de dois com capacidade de 3 100 TEU que a Tote, transportador sediado em Jacksonville (Florida, EUA), encomendou. O contrato prevê uma opção para três navios adicionais.

O Isla Bella deverá começar a operar no último trimestre de 2015 (e o segundo navio logo no primeiro trimestre de 2016), na ligação entre Jacksonville e San Juan (Porto Rico), substituindo navios construídos na década de 1970.

Os navios foram projectados pela DSEC, uma subsidiária da sul-coreana Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), e integram um sistema de GNL patenteado pela DSME e um motor bi-fuel (GNL e diesel) MAN B&W 8L70ME-GI.

Face às embarcações que irão substituir, espera-se uma redução das emissões de NOx em 98%, de SOx em 97%, de CO2 em 72% e de partículas em 60%.

A cerimónia do “bota abaixo” do Isla Bella foi presenciada por 3400 convidados.

 

Tags:

Comments are closed.