O Yara Birkeland, o primeiro porta-contentores autónomo e eléctrico do mundo, já realizou a sua primeira viagem e começará a operar em 2022.
Um ano depois de ter sido entregue (com quase um ano de atraso) ao seu proprietário, a produtora norueguesa de fertilizantes Yara, o Yara Birkeland realizou uma primeira viagem de apresentação à sociedade, entre Horten e Oslo.
A operação comercial arrancará em 2022, ainda sem data definida, com o Yara Birkeland a transportar fertilizantes entre Porsgrunn e Brevik. Ao lomgo dos próximos dois anos, as viagens serão aproveitadas para realizar mais testes, até que seja obtida, espera-se, a certificação do navi como autónomo e 100% eléctrico.
A navegação será dirigida a partir de um centro de operações e monitorização localizado em Horten.
“Estamos orgulhosos de poder de demonstrar o primeiro porta-contentores 100% eléctrico e autónomo do mundo”, sublinhou o CEO da Yara. O navio retirará da estrada 40 mil camiões/ano e evitará a emissão de mil toneladas de CO2, acrescentou.
O Yara Birkeland tem 80 metros de comprimento, 15 metros de largura e capacidade para 120 TEU.