Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Principais tendências logísticas para 2020

por admin
30/03/2020
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
As rápidas mudanças, as novas exigências e o crescimento do comércio eletrónico estão a forçar os prestadores de serviços logísticos e os carregadores a construir melhores relações para otimizar as suas operações.

Artur Alves

VP Customer Success and Co-founder na MIXMOVE

Nos últimos anos a logística passou por uma enorme transformação devido a mudanças nas exigências dos clientes e inovações tecnológicas. As organizações têm de entregar cada vez mais depressa os seus produtos, a custos reduzidos e de uma forma sustentável. As rápidas mudanças, as novas exigências e o crescimento do comércio eletrónico estão a forçar os prestadores de serviços logísticos e os carregadores a construir melhores relações para otimizar as suas operações.

Vejamos algumas das principais tendências logísticas para 2020 e mais além.

Logística digital

A digitalização das operações logísticas já começou e irá continuar a reformular empresas inteiras nos próximos anos.  Mas, em comparação com outras indústrias, a transformação está a ser lenta. De acordo com um inquérito levado a cabo pela Gravity, 46% dos inquiridos ainda descreve a sua cadeia de abastecimento como manual (suporte de papel) e apenas 19% indica que já se digitalizou (o que significa que possuem uma estrutura base de recursos digitais). A transição para o digital irá ter um impacto enorme no seu negócio e nas suas rotinas. Começando por uma cadeia de abastecimento mais dinâmica e com mais controlo e visibilidade. A logística digital permite-lhe tomar decisões mais rápidas e melhores, para além de uma colaboração mais contínua com os seus parceiros. Tal é essencial caso se pretenda manter competitivo.

Visibilidade da cadeia de abastecimento

Com a digitalização vem a visibilidade sobre a cadeia de abastecimento. Para atender às exigências dos clientes, tem de saber sempre onde se encontram as mercadorias. De acordo com um relatório da EFT, aproximadamente 90% dos profissionais europeus de cadeias de abastecimento afirmam que a visibilidade é um dos seus principais investimentos dos próximos anos, juntamente com o controlo de custos. Segundo outro inquérito, 71% afirma que a falta de visibilidade está a afetar o seu negócio e que tem um impacto negativo na sua cadeia de abastecimento. Se não tiver uma visibilidade ponta a ponta, não poderá responder a eventos inesperados e tomar as decisões corretas, já para não falar que a colaboração entre parceiros torna-se limitada. Na realidade, 80% da sua cadeia de abastecimento acontece fora da sua própria empresa. Como é que irá garantir uma entrega rápida e eficiente com apenas 20% da visibilidade?

Interligando visibilidade em tempo real com processos de negócio, tomada de decisões e capacidade de prever e planear, registará um enorme impacto na performance da sua cadeia de abastecimento. A visibilidade total com atualizações em tempo real será fundamental para manter uma vantagem competitiva no futuro.

Consolidação de mercadorias

Todo o negócio da logística, bem como a dimensão das entregas e a rapidez esperada está a mudar rapidamente agora que tudo pode ser encomendado online. Segundo a Cerasis, regista-se um volume crescente de expedições de carga fracionada (LTL) a rondar os 5% ao ano.

Entregas mais pequenas abrem a porta para uma maior consolidação. Quanto maior for a consolidação entre empresas, mais barata e eficiente se tornará toda a logística.  Atualmente, os camiões, navios ou aviões viajam pelo mundo com uma taxa de utilização muito reduzida, regra geral abaixo dos 50%. O transporte aéreo é dispendioso e, como tal, as empresas têm de prestar mais atenção à consolidação no futuro caso pretendam reduzir os seus custos. Isto terá igualmente um impacto positivo no ambiente devido a uma melhor utilização dos recursos e a maiores taxas de preenchimento. O que nos leva a uma outra tendência importante nos próximos anos: mais operações logísticas sustentáveis.

 

Logística verde

A logística é responsável por 11% das emissões globais, das quais 8% são causados pelo transporte de mercadorias (camião, navio, comboio, avião). A tónica crescente na sustentabilidade está a levar as empresas a integrar objetivos de desenvolvimento sustentáveis nos seus negócios para reduzir a sua pegada de carbono.

Os intervenientes na área têm de trabalhar juntos para utilizar os recursos disponíveis. Um carregamento mais otimizado dos veículos pode reduzir substancialmente as exigências energéticas da logística. As empresas são responsáveis por analisar as suas próprias operações logísticas e avaliar as alterações que podem ser levadas a cabo, tanto no transporte de longo curso como no transporte urbano de mercadorias e devem estar mais abertas a uma maior colaboração. As empresas ficarão igualmente com uma reputação mais sólida e com uma maior fidelização dos clientes ao integrar a logística verde. Uma situação vantajosa para todas as partes!

Nota final

Não existem dúvidas de que, para fazer face a todas as alterações no mercado, temos de nos tornar digitais. A digitalização irá continuar a moldar o futuro da logística nos próximos anos e é um passo necessário para operações logísticas mais eficientes e sustentáveis, para além de uma maior satisfação dos clientes.

Notícias Relacionadas

A seguir
DP World readquire a P&O Ferries

P&O Ferries só transporta carga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

AENA ganha aeroporto de Congonhas

Espanhola Aena gere o aeroporto de Congonhas

29/03/2023
ONE multiplica lucros no primeiro trimestre

ONE garante 28,7% da Seaspan

29/03/2023
Flixbus reforça presença no mercado nacional

Flixbus aumenta oferta em 43% na Páscoa

29/03/2023
Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

29/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist