A Prio anunciou os primeiros abastecimentos de ECO Bunker B30 (combustível com 30% de biocombustível) em Portugal, e logo a dois navios da Norwegian Cruise Line.
As duas operações de abastecimento de navios de cruzeiro da Norwegian Cruise Line aconteceram no porto de Lisboa, a 27 de Novembro e 7 de Dezembro, num total de 400 toneladas de B30 da Prio.
Com 30% de incorporação de biocombustível produzido a partir de matérias-primas residuais, o ECO Bunker B30 da Prio promete uma redução semelhante das emissões de CO2, assim contribuindo para a descarbonização do sector. Mas as suas vantagens não se esgotam aí: a produção do biocombustível é feita a partir de resíduos e, last but not the least, a utilização do B30 não implica quaisquer alterações nos motores e tanques de combustível dos navios.
A Prio começou por produzir na sua unidade de Aveiro um ECO Bunker com uma incorporação de 15% de biocombustível, entretanto avançou para o B20 (com 20% de biocombustível), já em utilização nos portos de Aveiro e de Leixões, e agora lança o B30. Mas, na verdade, di-lo a empresa, a incorporação de biocombustível pode chegar aos 100%.
O abastecimento dos Norwegian Star e Norwegian Epic foi feita com o apoio da World Fuel Services. A Prio garante estar em condições para fornecer navios em todos os portos do continente e diz ter planos para a expansão além-fronteiras.
“Os biocombustíveis avançados, produzidos a partir de matérias-primas residuais, ou seja, fruto de economia circular, são a solução do presente e que nos permite no imediato fazer face às crescentes necessidades dos nossos clientes” – destaca o COO da Prio, citado em comunicado -. “Atravessamos um momento crucial na resposta do mundo às emergências do clima e da biodiversidade, por isso, a Prio acredita que podemos já acelerar a transição energética se aumentarmos o contributo dos biocombustíveis avançados no setor marítimo.”, acrescenta Luís Nunes.