Nos próximos dois anos, a Prio vai abastecer a Portway com combustível 100% renovável, no aeroporto do Porto.
Ao cabo de um piloto bem sucedido que se iniciou em 2023, a Prio e a Portway acordaram o fornecimento em larga escala do combustível 100% renovável Zero Diesel B100 para abastecimento de equipamentos de assistência em escala no aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Em causa está o abastecimento dos autocarros utilizados para transportar os passageiros de/para os aviões e dos GPU (Ground Power Unit).
A previsão é de um fornecimento de mais de 400 mil litros de combustível 100% renovável, com o que reduzirão as emissões de CO2 em até 84%, numa “poupança” estimada de mil toneladas.
“A introdução do Zero Diesel B100 na operação da Portway demonstra como alternativas mais sustentáveis podem ser aplicadas de forma eficiente e sustentável, contribuindo para a redução do impacto ambiental do sector aeroportuário”, sublinhou Carlos Baptista, director comercial da Prio Green Fuels, citado em comunicado.
“Este momento reflecte o compromisso da Portway e da Vinci Airports na transformação sustentável do sector do handling, promovendo soluções inovadoras que reduzem o impacto ambiental e contribuem para um futuro mais verde”, destacou, por sua vez, a CEO da Portway, Chloé Lapeyre.
O Zero Diesel B100 é produzido pela Prio nas suas instalações no porto de Aveiro, a partir de óleos alimentares usados e de outras matérias-primas residuais.