A Prio anunciou o lançamento do Eco Bunkers, um combustível para navios com 15% de biocombustível, produzido na sua unidade de Aveiro.
A Prio reclama, assim, a condição de primeira energética da Península Ibérica a desenvolver e comercializar um combustível “vede” para o transporte marítimo.
O biocombustível incorporado no bunker “verde” é produzido a partir de matérias-pri8mas residuais, como resíduos florestais, urbanos e industriais. A empresa já é uma das maiores produtoras europeias de biocombustível a partir de óleos alimentares usados.
A utilização do Eco Bunkers como combustível não afectará a performance dos navios, garantem os criadores, e permitirá reduzir em até 18% as emissões de CO2, e o consumo em até 5%, acrescenta.
“A PRIO dá hoje mais um passo na sua missão enquanto empresa de energias para a mobilidade do futuro. Tal como no sector automóvel, a partir de agora, também os navios poderão abastecer-se com um combustível de qualidade, que permite reduzir drasticamente as emissões de CO2, bem como o consumo. Ao continuarmos a investir nos biocombustíveis, trazendo-os para o transporte marítimo, mostramos não só o nosso compromisso com a inovação, mas também com a sustentabilidade. Sermos os primeiros a fazê-lo na Península Ibérica é sinal de liderança e de orgulho”, sublinhou, citado em comunicado, o director da Prio Supply, Luís Nunes.
O novo combustível estará disponível em todos os portos nacionais, em particular naqueles localizados no Norte e Centro.
A nível global, o transporte marítimo consome cerca de 330 milhões de toneladas de combustível / ano, mais do que o transporte aéreo e mais do dobro do transporte rodoviário.