A partir de agora, todos os meses, o transporte de biocombustíveis da Prio, entre o porto de Aveiro e Sines será feito também com recurso à ferrovia.
Os primeiros dois comboios realizaram-se já na passada semana. mas só agora foram comunicados. Cada um transportou 720 toneladas de biocombiustível produzido na unidade da Prio no porto de Aveiro. A operação ferroviária esteve a cargo da Medway.
A ideia é que o novo serviço ferroviário tenha uma cadência regular, todos os meses, ainda que no imediato não se saiba se se manterão os dois comboios em dias sucessivos.
A transferência modal das cargas permite retirar da estrada 26 camiões por cada comboio, como sublinhou o presidente da Administração do Porto de Aveiro. Eduardo Feio destacou também a “primeira utilização comercial do feixe de linhas do Terminal de Granéis Líquidos” e, logo, o reforço do porto aveirense como “um importante hub logístico multimodal a nível europeu”.
Já Luís Nunes, COO da PRIO, destacou a aposta da energética na descarbonizaçao de “todas as etapas da cadeia de abastecimento, da fase de produção até à entrega do produto final aos nossos clientes”, a par do desenvolvimento de biocombustíveis, como o ECO Bunkers.