A espanhola Disa chegou a acordo para a compra da portuguesa Prio, assim entrando directamente para o quarto lugar do ranking nacional, com uma quota de 10%.
Os termos do acordo entre a Disa e a Oxy Capital não foram divulgados. O comunicado emitido a propósito refere apenas que o negócio envolve as 247 estações de serviço da Prio, bem como a plataforma de armazenamento e a fábrica de biodiesel instalados no porto de Aveiro.
Das 247 estações de serviço, 98 são de gestão própria e 149 são geridas por terceiros através de acordos de abandeiramento e abastecimento exclusivo. A rede integra 88 lojas de conveniência (a terceira maior do país), 20 pontos de lavagem automóvel e a comercialização de GPL engarrafado e lubrificantes. Acrescem 190 pontos de carregamento eléctrico instalados em 61 estações de serviço.
A Prio foi fundada em 2006, com capital 100% português, dedicando-se à distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e à produção de biocombustíveis.
A Disa assume-se como o quarto maior operador de combustíveis em Espanha – e o primeiro independente -, com uma rede de mais de 600 pontos de venda. A compra da Prio inscreve-se na sua política de internacionalização delineada há três anos.
Com a Prio, a Disa estreia-se na produção de biocombustível.