Domingo, Março 7, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Privados e Renfe desavindos por causa dos maquinistas

por T&N
27/03/2017
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Renfe Mercadorias está, ou não, a “roubar” maquinistas aos operadores privados? A questão já chegou  à Autoridade da Conc0rrência do país vizinho.

Comsa Rail

“Trata-se de impedir que os concorrentes exerçam o seu direito a uma actividade económica no mercado, retirando-nos um recurso estratégico como o pessoal da condução”, defende, em comunicado, Associação de Empresas Ferroviárias Privadas (AEFP). Fazem parte desta associação espanhola filiais da Acciona, ACS, Comsa, Ferrovial e OHL, entre outras.

A polémica arrancou com o concurso de emprego que a Renfe lançou em 2016 para 340 lugares de maquinista que incorporará em diversas fases. A AEFP denunciou à Concorrência espanhola que, no cumprimento da ordem FOM 2872/2010, as companhias suas associadas devem ser indemnizadas pela Renfe pelos custos de formação dos seus maquinistas quando estes passem para o sector público nos dois anos seguintes à realização dos cursos.

A associação estima que as operadoras investem 20 mil euros por trabalhador em cursos de 1 150 horas e reclama 500 mil euros pelos primeiros 45 maquinistas que calculam terem trocado os operadores privados pela Renfe.

Só na semana passada, cerca de 500 pessoas realizaram exames de acesso à Renfe, de acordo com a AEFP. Muitos dos candidatos eram maquinistas de operadores privados, que para o efeito faltaram ao trabalho.

“Há companhias que tiveram entre  70% e 90% dos maquinistas fora do posto de trabalho, com a consequente paragem dos serviços”, acusa Juan Diego Pedrero, dirigente da associação. De acordo com a mesma fonte, o sector privado emprega, em Espanha, cerca de 200 maquinistas, contra os mais de 5 000 que trabalham para a Renfe, a maioria com mais de 50 anos, espoerando-se que haja pré-reformas em breve.

Juan Diego Pedrero questiona-se “como é que uma empresa pública e que regista prejuízos” oferece condições “mais atractivas” do que as do sector privado. O responsável pela AEFP salienta, além disso, que a Renfe teria capacidade para formar os seus recursos humanos nos nove centros de formação de que dispõe sem prejudicar a concorrência.

A resposta da Renfe não se fez esperar. Segundo a operadora pública, não será o salário mas antes as condições sociolaborais a atrairem os maquinistas dos privados.

Segundo os números tornados públicos, um maquinista da Renfer ganhará 32 mil euros brutos anuais, contra os 40 mil pagos no sector privado. A diferença está, trata de sublinhar a operadora estatal, nos horários de trabalho praticados e nos tempos de descanso reconhecidos, com os trabalhadores do privado a trabalharem mais e a descansarem menos horas.

Quanto à formação, a Renfe sustenta que as suas escolas têm capacidade para formar os maquinistas necessários, libertando mesmo profissionais para o mercado. E acrescenta que os demais centros de formação existentes têm, também eles, formado mais profissionais do que os que são absorvidos pelo mercado, pelo que não se poderá falar de escassez de mão de obra.

Esta querela, mais uma, entre a Renfe Mercadorias e os privados acontece pouco depois da multa da Concorrência à operadora pública por alegada limitação da concorrência. E surge também quando faltam poucos meses para a liberalização do mercado de passageiros.

 

 

Tags: Comsa RailFerrovialRenfe Mercadorias

Notícias Relacionadas

Hutchison Ports lança oferta intermodal no Sul da Europa
Ferroviário

Renfe lança comboio de mercadorias em linha AV

28 de Novembro, 2018
Aragão quer serviço ferroviário para o Entroncamento
Ferroviário

Comsa Rail passa a Captrain España

5 de Novembro, 2018
Aragão quer serviço ferroviário para o Entroncamento
Ferroviário

SNCF compra parceira espanhola da Takargo

10 de Julho, 2018
A seguir
CMA CGM encomenda quatro navios de 3300 TEU à Cosco

CMA CGM lança "shuttle" para a exportação de caju de Bissau

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

           

+ Recentes

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

5 de Março, 2021
Lufthansa corta mais aviões e pessoal

Companhias da UE e EUA perderam 46,8 mil milhões

5 de Março, 2021
STCP e Metro do Porto com quatro candidatos

Ponte para o Metro do Porto vai avançar

5 de Março, 2021
TAP desiste dos A350 e encomenda 53 Airbus A330 e A320

Ex-CEO da Star Alliance poderá liderar a TAP

4 de Março, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • Entrevistas
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist