A Associação Europeia do Transporte Ferroviário de Mercadorias (ERFA) lançou a Aliança de Novos Operadores Ferroviários (ALLRAIL). O objectivo é promover a concorrência no sector.

NTV - Italo - Alta Velocidade

A organização reúne companhias privadas e operadores de acesso aberto do mercado europeu de transporte de mercadorias e de passageiros favoráveis a uma maior concorrência e liberalização em todo o sector. Entre as companhias que integram a ALLRAIL estão a LEO Express, MTR Nordic, NTV, Regiojet, Trainline e WESTbahn.

O grupo defende que os clientes irão beneficiar de maior concorrência e economizar em custos – tal como as autoridades locais – se os mercados fechados forem abertos. “A concorrência leal e os mercados abertos são a única forma de transferir mercadorias e passageiros da estrada para o transporte ferroviário ao oferecer opções atractivas”, refere um comunicado.

“Os membros da ALLRAIL estão desejosos de investir no transporte ferroviário e de criar novas rotas e novos tipos de serviços em toda a Europa, tornando o transporte ferroviário num modo mais atraente e competitivo para os clientes existentes e novos”, acrescenta a nota.

A organização indica que concentrará os seus esforços na abertura de mercados ferroviários em todos os Estados-Membros da União Europeia, na busca de um acesso não discriminatório, financiamento para o material circulante, tarifas de acesso competitivo e um ambiente de dados abertos.

Erich Forster, CEO da WESTbahn, e Tony Berkeley, director da ERFA, foram, respectivamente, eleitos presidente e vice-presidente da ALLRAIL. Peter Koehler, CEO da LEO Express, e Nick Brooks, director de assuntos europeus na Trainline, também foram eleitos para a Direcção da nova aliança.

 

 

Os comentários estão encerrados.