A Loftleidir-Icelandic “solicitou mais 30 dias de prazo para preparar e apresentar uma proposta vinculativa” para a compra de 49% da SATA Internacional – Azores Airlines, anunciou a companhia açoriana.

A Loftleidir-Icelandic "solicitou mais 30 dias para apresentar uma proposta vinculativa" para a compra de 49% da SATA Internacional - Azores Airlines

“O prazo para a apresentação da proposta vinculativa, que terminava hoje [ontem], às 23h59 (hora dos Açores), foi assim prorrogado até ao dia 26 de Julho”, frisa nota de imprensa da SATA.

Em 16 de Junho a operadora de transporte aéreo islandesa já havia pedido um adiamento do prazo, justificando-o com a “necessidade de efectuar uma análise mais minuciosa à informação disponibilizada na ‘data room’ que contém informação relativa à operação de alienação”.

A Loftleidir Icelandic, do grupo Islandair, é a única candidata à privatização parcial da Azores Airlines. Mas até ao momento apenas apresentou uma manifestação de interesse.

De acordo com o caderno de encargos, o futuro accionista da Azores Airlines terá que “respeitar obrigatoriamente” a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO.

O candidato terá ainda de promover o “cumprimento da operação aérea regular mínima”, sendo que esta contempla as ligações entre o Continente e os Açores, nomeadamente as rotas liberalizadas entre Ponta Delgada e Lisboa, Ponta Delgada e Porto, Terceira e Lisboa, e Terceira e Porto.

O potencial interessado terá ainda de assegurar as ligações de obrigação de serviço público entre Lisboa e Horta, Lisboa e Pico, Lisboa e Santa Maria, Ponta Delgada e Funchal, bem como a ligação de Ponta Delgada com Frankfurt, a par das rotas a partir da Terceira e Ponta Delgada com Boston e Oakland, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.

O potencial comprador deverá manter a identidade empresarial, a autonomia da operadora, a sua denominação social e a marca Azores Airlines, entre outros elementos de identificação, a par de um contributo para a empregabilidade local.

O capital social do grupo SATA é detido por um único accionista, a Região Autónoma dos Açores.

A Azores Airlines fechou o terceiro trimestre de 2017 com um prejuízo de 20,6 milhões de euros, estando ainda por fechar as contas finais do ano.

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