O processo de venda das acções da Cabo Verde Airlines decorre “dentro da normalidade” e ficará concluído a 31 de Dezembro de 2019, garantiu o governo cabo-verdiano.
Na sequência da venda da maioria (51%) do capital à Loftleidir Cabo Verde, assinada a 1 de Março deste ano, o Estado ficou com 49% da Cabo Verde Airlines, mas com a intenção de também os alienar, a trabalhadores da empresa e emigrantes (10%) e a investidores institucionais (os resntantes 39%).
A venda de acções aos trabalhadores já está concluída, tendo 91 funcionários da antiga transportadora aérea pública cabo-verdiana passado a ser accionistas, numa operação que decorreu de 1 de Julho a 1 de Setembro, na Bolsa de Valores de Cabo Verde.
O secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, disse a 20 de Setembro passado que a venda das acções representativas de 39% do capital social da Cabo Verde Airlines aos investidores institucionais seria realizada através de um leilão competitivo, atendendo a que a procura era nessa altura já superior à oferta.