A privatização da TAP só deverá finalizar-se em 2012, apesar de o processo ir iniciar-se ainda este ano. A Lufthansa reafirmou entretanto que está concentrada no crescimento orgânico.
O acordo com a “troika” prevê que a privatização da companhia aérea nacional seja feita ainda em 2011. Todavia, as condições do mercado e o pouco tempo disponível para concluir o processo deverão atirar o fecho da operação já para 2012.
“O processo de privatização da TAP, tal como está previsto, deverá ser iniciado este ano. A data da sua conclusão será provavelmente 2012”, avançou o “Público” citando uma fonte oficial do Ministério das Finanças.
A companhia aérea nacional registou no primeiro semestre prejuízos de 137 milhões de euros, muito penalizada pela alta do combustível. Os capitais próprios da TAP já chegaram aos 405,9 milhões de euros negativos.
Entretanto, a alemã Lufthansa reafirmou hoje não estar interessada no negócio da TAP, sua parceria na Star Alliance. Ao “DE”, uma fonte da companhia lembrou que “como a Lufthansa mencionou há uns meses na apresentação oficial dos resultados, a sua estratégia actual é fixar-se no crescimento orgânico do Grupo Lufthansa, não estando interessada em novas fusões ou aquisições”.
A fonte oficial da Lufthansa reagiu deste modo às declarações do primeiro ministro Passos Coelho, que em Berlim disse “imaginar que a Lufthansa está a acompanhar com atenção” o processo de privatização da TAP, que “certamente seria um bom investimento para uma companhia alemã”.
A confirmar-se o desinteresse da Lufthansa, a IAG (British Airways-Iberia) mantém-se como único “candidato” assumido à compra da companhia de bandeira nacional. Com os olhos postos em África e mais ainda no Brasil.