A produção nacional de veículos comerciais recuou 4,6% em 2024, face a 2023, mas ainda assim o ano passado foi o segundo melhor de sempre, segundo os dados da ACAP.
Os construtores automóveis instalados em Portugal produziram no ano passado 71 616 veículos comerciais, ligeiros e pesados, número que compara com os 75 030 de 2023, o melhor ano de sempre.
Comerciais ligeiros foram produzidos 68 685 (menos 0,6% em termos homólogos), pesados de mercadorias contaram-se 2 875 (menos 50,5%) e autocarros 56 (menos 47,7%).
A Stellantis Mangualde produziu no último ano 61 109 comerciais ligeiros, muito próximo do recorde de 61 195 de 2023. Já a Mitsubishi do Tramagal baixou a produção em 33,1%, para 7 926 veículos, entre 5 051 ligeiros de mercadorias (menos 16m5%) e 2 875 pesados de mercadorias (menos 50,5%). Já a Toyota Caetano cresceu 34,7% para um total de 2 525 veículos, todos comerciais ligeiros. Da CaetanoBus saíram 56 autocarros, numa quebra homóloga de 47,7%.
A estes números acrescem, ainda de acordo com a ACAP, 323 autocarros montados nas instalações da CaetanoBus.
Entre os 71 616 veículos comerciais produzidos por cá no ano passado contaram-se 844 ligeiros eléctricos (584 produzidos em Mangualde e 260 no Tramagal), 330 camiões eléctricos (todos saídos do Tramagal), 27 autocarros eléctricos e 29 autocarros a hidrogénio (da CaetanoBus).
Os mercados de exportação foram o destino de 63 725 comerciais ligeiros (menos 1,1%), 2 465 pesados de mercadorias (menos 54,1%) e 28 autocarros (menos 28,2%).