Os construtores automóveis instalados em Portugal produziram 7 951 veículos comerciais em Outubro, mais 52,4% que no mesmo mês de 2022, anunciou a ACAP.
A produção de comerciais ligeiros atingiu as 7 169 unidades (mais 61,7% em termos homólogos), enquanto a de autocarros disparou 1 600% para 17 veículos. Já nos pesados de mercadorias verificou-se uma redução de 2,3% para 765 camiões.
Da Stellantis Mangualde saíram 6 716 comerciais ligeiros (+73%), ao passo que a Mitsubishi do Tramagal produziu 436 (+65,2%). Em Ovar, a Toyota Caetano apenas construiu 17 (menos 94,1%).
Nos pesados, a Mitsubishi assegurou toda a produção de camiões e a CaetanoBus garantiu todos os autocarros.
Com o impulso de Outubro, a produção nacional de veículos comerciais nos primeiros dez meses do ano saltou para as 62 5613 unidades, o melhor resultado da década e 13,7% acima de 2022.
Ligeiros de mercadorias passaram a contar-se 57 560 (+14,1%), pesados de mercadorias 4 857 (+7.5%) e pesados de passageiros 96 (+464,7%).
A Stellantis Mangualde assegurou 88,5% dos comerciais ligeiros, a Mitsubishi do Tramagal 100% dos camiões e a CaetanoBus 100% dos autocarros.
De acordo com os dados da ACAP, a esmagadora maioria dos ligeiros de mercadorias continua a ter motorização diesel, e o mesmo se passa com os pesados. Todavia. até ao final de Outubro foram produzidos 534 pesados eléctricos (470 camiões e 64 autocarros) e 32 autocarros a hidrogénio.