Em Março, os construtores nacionais produziram 6 156 comerciais, ligeiros e pesados. No trimestre atingiram os 18 841, divulgou a ACAP.
Face a Março do ano passado, o resultado agora alcançado representa um salto de 80,5%, que o facto de há um ano ter chegado a ser suspensa a laboração, por causa da Covid-19, não explica totalmente.
Em Março deste ano, produziram-se 5 763 comerciais ligeiros (+79,9%) e 393 pesados de mercadorias (+102,6%). A PSA de Mangualde assegurou 5 249, a Mitsubishi do Tramagal 767 e a Toyota Caetano 140.
Com o ganho de Março, o resultado do trimestre passou a ser positivo, com um crescimento homólogo de 11,5%. Segundo a ACAP, contaram-se 15 867 comerciais ligeiros (+12,1%), 971 camiões (+4,3%) e três autocarros (-87,5%).
A PSA destaca-se, cim 14 401 unidades produzidas, seguida de muito longe pela Mitsubishi Fuso com 2 039, pela Toyota Caetano com 398 e pela CaetanoBus com três.
De todos os 18 841 veículos comerciais produzidos no trimestre apenas 34 foram eléctricos (dois autocarros CaetanoBus e 32 eCanter) e um a hidrogénio (um autocarro CaetanoBus).
Montagem em queda
Ainda em Março, a CaetanoBus montou 36 autocarros (+2,9%), elevando para 68 as unidades montadas no primeiro trimestre (-48,1%). Destes, cinco foram autocarros eléctricos e 20 a GNC.
Já a montagem de pesados de mercadorias para motorização na Mitsubishi do Tramagal continua a zeros (no ano passado, no final de Março, contavam-se 38).