A produção nacional de veículos comerciais cresceu 30% em Setembro, exclusivamente mercê do ganho nas carrinhas, que chegou aos 45%.
Em Setembro, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram 6 879 veículos comerciais, segundo a ACAP. Para encontrar melhor é preciso a recuar em 2018. Carrinhas contaram-Se 6 837, camiões 39 e autocarros três.
Se nos comerciais ligeiros o resultado foi o melhor da década, nos camiões verificou-se uma quebra de 93% e nos autocarros de 50%.
Da Stellantis Mangualde saíram 5 896 carrinhas (+44,7%), das quais 11 eléctricas. No Tramagal, a Mitsubishi Fuso produziu 735 carrinhas (+42%) e todos os 38 camiões. A Toyota Caetano construiu em Ovar 206 carrinhas e a CaetanoBus fez todos os autocarros.
Com o crescimento de Setembro, a produção nacional de comerciais fechou os primeiros nove meses do ano com 52 618 viaturas, menos 3,6% do que há um ano.
Ligeiros de mercadorias contaram-se 50 383 (menos oito que em 2023), pesados de mercadorias foram 2 196 (-46,3%) e pesados de passageiros 39 (-50,6%).
Nos ligeiros de mercadorias, a Stellantis contribuiu com 44 962 (+1,7%), a Mitsubishi Fuso com 3 816 (-18%) e a Toyota Caetano com 1 605 (+5,4%).
Os pesados de mercadorias continuam a ser um exclusivo da Mitsubishi Fuso, assim os como os autocarros o são da CaetanoBus.