A produção nacional de veículos comerciais recuou 7,5% em Setembro, para o nível mais baixo, em termos homólogos, desde 2018, de acordo com as estatísticas divulgadas pela ACAP.
Em Setembro, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram 5 289 veículos comerciais, dos quais 4 704 ligeiros de mercadorias, 583 pesados de mercadorias e dois autocarros.
Em termos homólogos, a produção de ligeiros de mercadorias caiu 7,1% e a de pesados de mercadorias 10,9%. Em Setembro do ano passado não foram produzidos autocarros.
Com mais esta quebra, a indústria nacional fechou o terceiro trimestre com uma produção acumulada de 54 562 veículos comerciais, a crescer 9,6% em termos homólogos e no nível mais alto da década.
A produção de veículos de mercadorias cresceu 9,5%, para 50 391 (ligeiros) e 4 092 (pesados). Já a construção de autocarros disparou 393,8% para 79 unidades (quase tantas quanto em toda a década anterior).
A exportação foio destino de mais de 90% dos veículos produzidos em Portugal nos primeiros nove meses do ano,
Entre os veículos pesados produzidos, merecem destaque para os 48 autocarros produzidos pela Caetanobus e os 384 camiões Fuso.
Olhando para as diferentes marcas instaladas no país, a Stellantis destacou-se com 44 217 comerciais ligeiros produzidos até Setembro (+12%), seguida da Mitsubishi Fuso Truck Europe com 8 743 unidades (+7,3%), entre ligeiros (4 651, +5,4%) e pesados (4 092, +9,5%). A Toyota Caetano produziu 1 523 camiões (-27,8%) e a Caetanobus os “tais” 79 autocarros.