A produção nacional de veículos comerciais recuou 19% em Maio, de acordo com a ACAP. As perdas acumuladas em 2024 subiram para 16,8%.
Em Maio, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram apenas 6 008 veículos comerciais: 5 714 ligeiros de mercadorias (-16,5% em termos homólogos), 293 pesados de mercadorias (-47,1%) e um pesado de passageiros (-90,9%).
Com isso, a produção acumulada nos cinco primeiros meses do ano totalizou 28 265 veículos comerciais: 26 287 ligeiros de mercadorias (-17%), 1 961 pesados de mercadorias (-12,7%) e 17 autocarros (-59,5%).
Ainda assim, quer o resultado de Maio, quer o acumulado de 2024 são os segundos melhores da década, só superados pelos números de 2023.
Da Stellantis Mangualde saíram 5 367 ligeiros de mercadorias em Maio (-11,3%) e 23 219 desde o início do ano (-16,8%).
A Mitsubish produziu no Tramagal, em Maio, 173 ligeiros de mercadorias (-71,5%) e 293 pesados de mercadorias (-47,1%) e, desde o início do ano, 2 228 comerciais ligeiros (-22,1%) e 1 961 camiões (-12,7%).
Já a Toyota Caetano colocou no mercado 174 (em Maio) e 840 (até Maio) comerciais ligeiros, com quebras homólogas de 3,3% e 7,2%, respectivamente.
A CaetanoBus produziu todos os autocarros: um em Maio (contra 11 há um ano) e 17 desde Janeiro (42 no período homólogo anterior).
Todos os autocarros da CaetanoBus são eléctricos, o mesmo acontecendo com 248 camiões produzidos no Tramagal.