Depois da recuperação de Fevereiro, a produção nacional de veículos comerciais caiu 30,7% em Março, divulgou a ACAP.
Em Março, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram apenas 5 539 veículos comerciais, longe dos 7 990 de há um ano (o melhor Março da década).
De acordo com a ACAP, em Março contaram-se 5 117 comerciais ligeiros (-31,2%), 414 pesados de mercadorias (-22,9%) e oito pesados de passageiros (-20%).
Para o bem e para o mal, a Stellantis Mangualde foi determinante para o resultado verificado, tendo a sua produção recuado 33,2% para 4 305 comerciais ligeiros.
Já a Mitsubishi do Tramagal aumentou a produção de comerciais ligeiros (+5,4%, para 716), mas reduziu a de camiões para 414 unidades (-23,9%).
A Toyota Catetano produziu em Março apenas 96 comerciais ligeiros (-69%), enquanto a CaetanoBus garantiu os oito autocarros.
No acumulado do primeiro trimestre, a produção nacional de veículos comerciais fixou-se nos 18 208 (-12,2%), sendo 16 833 comerciais ligeiros (-13,2%), 1 363 pesados de mercadorias (+3,7%H) e 12 autocarros (-45,5%).
A Stellantis Mangualde produziu 14 426 (-15,8%), a Mitsubishi do Tramagal 3 213 (+6,9%), a Toyota Caetano 557 (-3%) e a CaetanoBus fez o pleno dos autocarros.
Os mercados de exportação foram o destino de 96% dos comerciais ligeiros e de 86% dos pesados produzidos no trimestre.