A produção nacional de veículos comerciais manteve-se em alta em Maio, e com isso reforçou a tendência de crescimento de 2025 face a 2024, de acordo com a ACAP.
Em Maio, saíram das fábricas dos construtores automóveis instalados em Portugal 7 134 veículos comerciais, num crescimento homólogo de 18,7%. No agregado dos primeiros cinco meses do ano, atingiram-se 31 966 veículos, mais 13,1% que nos primeiros cinco meses de 2024.
Segundo a ACAP, em Maio produziram-se em Portugal 6 874 ligeiros de mercadorias (num crescimento de 20,3%), 257 pesados de mercadorias (menos 12,3%) e três pesados de passageiros (mais 200%). Com isso, a produção acumulada em 2025 atingiu 30 631 comerciais ligeiros (mais 16,5%), 1 312 camiões (menos 33,1%) e 23 autocarros (mais 35,3%).
A Stellantis Mangualde continuou a garantir o grosso da produção nacional, com um total de 27 703 unidades (todos ligeiros de mercadorias) acumuladas até ao final de Maio. A Mitsubishi Fuso produziu no Tramagal 1 623 ligeiros (menos 27,2%) e 1 312 pesados de mercadorias (menos 33,1%). Da Toyota Caetano, em Ovar, saíram 1 305 ligeiros de mercadorias (mais 55,4%) e a CaetanoBus garantiu toda a produção de autocarros (mais 35,3%).
As motorizações a diesel continuam a ser a regra nos veículos comerciais produzidos em Portugal. Ainda assim, e segundo a ACAP, até ao final de Abril contaram-se 511 ligeiros de mercadorias (todos saídos da Stellantis Mandualde) e 79 camiões eléctricos (produzidos na Mitsubishi do Tramagal), enquanto a CaetanoBus lançou um autocarro eléctrico e 22 a hidrogénio.