Uma quebra de 39% em Novembro atirou a produção nacional de veículos comerciais para o vermelho em 2012. Só a VN Automóveis (Isuzu) resiste ainda e até cresce bastante.
Em Novembro, os construtores de veículos comerciais instalados em Portugal produziram apenas 3 600 unidades. Menos 39% que no mesmo mês de 2011. Foram 3 353 comerciais ligeiros (menos 39%) e 247 pesados (menos 38%), sendo 243 camiões e quatro autocarros.
Entre os construtores de comercias ligeiros, a PSA de Mangualde reduziu em cerca de 38% a produção de Citroën (1 650) e de Peugeot (1 475). A Mitsubishi produziu praticamente metade (106) de Novembro do ano passado (211), enquanto a Toyota baixou mesmo 52% para os 110 veículos. A Isuzu construiu 12 (menos 33%).
Nos pesados, a Mitsubishi produziu 130 (menos 46%), a Toyota apenas nove (menos 45%) e a Isuzu 108 (menos 5%).
A produção nacional de comerciais, que vinha resistindo acima da linha de água em 2012, está agora no vermelho, com uma quebra homóloga de praticamente 2%. Desde Janeiro construíram-se por cá 45 126 veículos, entre 41 207 ligeiros (menos 2%), 3 914 pesados de mercadorias (mais 7%) e cinco autocarros (o mesmo de há um ano).
Nos comerciais ligeiros, a PSA Mangualde ainda pisa terreno positivo (20 840 Citroën e 17 394 Peugeot), com um ganho de cerca de 1%. Mas a Mitsubishi cai 36% para os 1 451 veículos, a Toyota cede 25% para os 1 246 e a Isuzu recua 34% para os 276.
Nos pesados o cenário é mais diverisificado. Enquanto a Mitsubishi continua a dominar, com 2 666 unidades produzidas, mas cede 1%, a Toyota afunda 80% para os 40 veículos, e a Isuzu “dispara” 57% até aos 1 213 camiões.