Em Janeiro, as marcas instaladas em Portugal produziram 5 791 veículos comerciais, mais 22,8% que no arranque do ano passado. A PSA Peugeot-Citroën, que há dias anunciou o fim do terceiro turno, também reforçou a produção.
A produção de comerciais ligeiros ascendeu a 5 252 viaturas, contra 4 292 há um ano. Contaram-se 2 917 Citroën (mais 35,7%), 1 811 Peugeot (mais 6,8%), 244 Mitsubishi (menos 12,2%), 240 Toyota (mais 106,6%) e 30 Isuzu (menos 37,5%).
Nos pesados, contabilizaram-se em Janeiro 539 camiões, número que compara com os 424 do período homólogo de 2011. A produção de autocarros manteve-se em zeros.
A Mitsubishi continuou a dominar, com 358 veículos (menos 0,6%), mas foi a Isuzu a dar o maior salto: 22,9% para 176 unidades. A Toyota recuou 50% para apenas cinco pesados de mercadorias.
Com o mercado interno em forte recessão, quase toda a produção nacional teve como destino a exportação: 97,7% no caso dos comerciais ligeiros; 96,1% no relativo aos comerciais pesados.
Já a produção de ligeiros de passageiros recuou, em Janeiro, em termos homólogos, 20,9%, para 9 953 veículos. Desses, 9 919 foram exportados.