No ano passado Portugal produziu 44 160 veículos comerciais, mais 82% do que em 2009, divulgou a ACAP.
A produção de comerciais ligeiros avançou 79%, em termos homólogos, para as 39 770 unidades, o melhor registo desde 2006 (então, contabilizaram-se 78 472 veículos).
Já a produção de comerciais pesados mais do que duplicou face a 2009, com 4 390 veículos, um valor que fica ainda assim abaixo do realizado em 2008. Em 2010 produziram-se cá 4 320 camiões (mais 108%) mas apenas 70 autocarros (menos 17% em termos homólogos).
A Citroën foi a marca que mais comerciais ligeiros fabricou no país, em 2010. Cresceu 49% para as 17 331 unidades. A Peugeot, a outra insígnia do grupo francês, ficou próxima, com 16 788 veículos produzidos, mais 112% que em 2009.
A Mitsiubishi passou a ser a terceira marca, com 2 900 unidades produzidas (mais 107%), tendo superado a Toyota, que avançou 35% para os 2 338 veículos. A Isuzu atingiu os 413 veículos (mais 115%).
Nos pesados, a Mitsubishi manteve o domínio, com a produção de 3 052 camiões (mais 111% em termos homólogos). A Isuzu cresceu ainda mais em termos percentuais – 140% – e já vale 1 123 unidades. A Toyota, ao invés, terminou o ano com uma quebra de 10% na produção, com apenas 215 veículos.