Em Maio, a produção nacional de veículos comerciais cresceu 59,8% em termos homólogos, com 4 588 unidades. Ainda abaixo das 5 467 de Maio de 2019.
Em Maio, a produção de comerciais ligeiros avançou 62,4%, para 4 255 veículos, e a de pesados 37,5%, para 333, de acordo com a ACAP.
Nos comerciais ligeiros, a produção da PSA de Mangualde cresceu 46,5% para 3 385 veículos, enquanto a Mitsubishi do Tramagal produziu 664 (+114,9%) e a Toyota Caetano 206 (zero há um ano).
A produção de pesados de mercadorias foi inteiramente assegurada pela Mitsubishi Fuso do Tramagal.
No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, a produção nacional de veículos comerciais ascendeu a 25 740 viaturas, o que representa uma subida homóloga de 43,2%, mas ainda fica abaixo das 26 878 do mesmo período de 2019, sem pandemia.
Comerciais ligeiros contaram-se 24 078 (+41,8%, em termos homólogos), dos quais 21 087 saíram da PSA de Mangualde (+41,2%), 2 231 da Mitsubishi do Tramagal (+61%) e 760 da Toyota Caetano (+67,8%).
Pesados foram 1 662, sendo 1 659 camiões, todos produzidos no Tramagal (+41,8%), e três autocarros (-92,3%), da CaetanoBus.
No que toca a pesados montados em Portugal, ainda segundo a ACAP, em Maio foram 14 autocarros )-53,3%), que elevaram o resultado dos primeiros cinco meses para 106 (-66.4%).