Em Outubro, os construtores automóveis instalados em Portugal produziram menos 638 (-8%) veículos comerciais, segundo a ACAP.
No total, a produção nacional de veículos comerciais ficou-se pelas 7 313 unidades. Dessas, 7 017 (-2,1% em termos homólogos) corresponderam a comerciais ligeiros, 287 (-62,5%) a pesados de mercadorias e nove (-47,1%) a pesados de passageiros.
A Stellantis de Mangualde produziu 88% dos comerciais ligeiros, ficando os restantes 12% entre a Mitsubishi Fuso do Tramagal e a Toyota Caetano (a crescer 2 382%).
Nos comerciais pesados, a Mitsubishi do Tramagal garantiu os camiões e a CaetanoBus os autocarros.
No acumulado dos dez meses de 2024, a produção nacional de veículos comerciais atingiu 59 931 unidades, menos 4,1% que há um ano, mas ainda o segundo melhor registo da década.
Comerciais ligeiros contaram-se 57 400 (-0,3%), dos quais 51 154 saíram de Mangualde, 4 219 do Tramagal e 2 027 de Ovar.
Pesados de mercadorias foram 2 483 (-48,9%), todos Mitsubishi Fuso, e pesados de mercadorias 48 (-50%), todos CaetanoBus.
Sempre de acordo com a ACAP, entre Janeiro e Outubro os construtores automóveis “nacionais” 450 comerciais ligeiros e 302 comerciais pesados eléctricos e 26 autocarros a hidrogénio.