Quarta-feira, Maio 18, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    O bloqueio concertado ao aeroporto do Porto

    O que é um Porto?

    Num futuro próximo…

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A TAP cabe no Porto, é o Porto que não cabe na TAP

    O papel da fiscalidade verde na transição energética

    O papel da fiscalidade verde na transição energética

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Qual será o custo do abandono ferroviário?

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Perigo, risco e segregação

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

    O bloqueio concertado ao aeroporto do Porto

    O que é um Porto?

    Num futuro próximo…

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A TAP cabe no Porto, é o Porto que não cabe na TAP

    O papel da fiscalidade verde na transição energética

    O papel da fiscalidade verde na transição energética

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Qual será o custo do abandono ferroviário?

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Perigo, risco e segregação

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

Projecto Moses quer dinamizar short sea

por admin
16/07/2020
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Facilitar a integração do short sea shipping na cadeia de transporte de contentores e, logo, aumentar a sua quota de mercado é o objectivo do projecto Moses.

O projecto Moses (de AutoMated Vessels and Supply Chain Optimisation for Sustainable Short SEa Shipping) reúne 17 parceiros de Espanha, Holanda, Dinamarca, Grécia, Chipre, Suécia e Polónia, sob a coordenação da Universidade Técnica Nacional de Atenas.

Com um orçamento de mais de oito milhões de euros e um prazo de execução de 36 meses, até Junho de 2023, pretende-se, por um lado, reduzir o tempo total de atracação nos portos da rede core da RTE-T e, por outro,  estimular o uso de serviços feeder de transporte marítimo de curta distância para pequenos portos, com infra-estruturas limitadas ou inexistentes.

P U B L I C I D A D E

No âmbito do projecto será desenvolvido um navio feeder híbrido eléctrico, equipado com um sistema automatizado de movimentação de contentores, auto-suficiente em termos de carga e descarga, nos casos em que os portos não tenham esses meios.

Também será desenvolvido um sistema autónomo de manobra e atracagem de navios, bem como uma plataforma digital para conectar a procura e a oferta de volumes de carga, que usarão learning machine e big data para maximizar o tráfego short sea.

O resultado final será uma reformulação completa da operação portuária, com base na operação de feeder, com meios próprios de movimentação de contentores e sem depender da disponibilidade de pilotos ou rebocadores para entrar / sair dos portos.

P U B L I C I D A D E

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Wec Lines anuncia serviço directo com Liverpool
Shortsea

MSC também lidera no short sea europeu

11/02/2022
A bazuca e a visão
Opinião

Transporte intermodal intraeuropeu de base marítima: Porque não evoluiu como se previa?

28/09/2020
DFDS e Copenhaga investem no “shore to ship”
Marítimo

DFDS pára 12 ferries por falta de procura

23/04/2020
A seguir
ANA recusa aeroporto do Montijo “low cost”

ANA insiste na urgência do Montijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Slots: o que são e porque se fala tanto deles?

O bloqueio concertado ao aeroporto do Porto

17/05/2022
Medway atenta à abertura da Renfe a parceiros

Medway atenta à abertura da Renfe a parceiros

17/05/2022
Long Beach inova com terminal 100% eléctrico

Shipping de contentores com margens de 56%

17/05/2022
Reduzir velocidade em Lisboa custa 200 milhões

Reduzir velocidade em Lisboa custa 200 milhões

17/05/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist