As propostas para os transportes avançadas por António Costa Silva no Plano de Recuperação Económica e Social (PRES) estarão em debate quarta-feira, 22, no TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Os transportes tiveram um papel fundamental na resistência à pandemia da Covid-19 e serão, seguramente, essenciais à recuperação económica e social. Por isso, os transportes tê, um lugar de relevo na proposta de visão estratégica que António Costa Silva, convidado pelo Governo, apresentou para o PRES na próxima década.
O documento foi tornado público há pouco mais de uma semana, como proposta. Estará agora a ser trabalhado com os vários ministérios, prevendo-se para o final do corrente mês a apresentação formal e o arranque da discussão pública.
Antecipando o calendário, o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junta dirigentes associativos e académicos especialistas em transportes e mobilidade para debater o que está, e o que falta, na proposta de António Costa Silva.
Daniela Carvalho (TIS.pt), Álvaro Costa (Trenmo), António Belmar da Costa (AGEPOR), António Nabo Martins (APAT) e Tomaz Leiria Pinto (Adfersit) são os convidados para o debate que se impõe.
O webinar decorrerá na próxima 4.ª feira, dia 22, entre as 15 e as 16 horas, com transmissão em directo no espaço do TRANSPORTES & NEGÓCIOS no Facebook, onde os interessados poderão seguir a sessão, tecer comentários e, se for o caso, colocar questões.
O plano apresentado pelo Eng Costa Silva é tão “curto” quanto “pequeno” conforme aqui escrevi há dias, além de apontar para os projectos ferroviários em execução fala em Alta Velocidade para 1 país (Portugal) com menos de 800 km de comprimento e 200 km de largo, nenhum país no Mundo nem os mais ricos como na Escandinávia, Holanda ou Irlanda, para citar os países pequenos compara´veis com o nosso vêm necessidade de AV antes pelo contrário acham tecnicamente 1 absurdo técnico e financeiro sem retorno, o que é óbvio, AV apenas se justifica em distâncias a partir dos 1.000/1.200 km ! Já quanto ao NAL – Novo Aeroporto Lisboa, escrevemos aqui há muitos anos que o Montijo será mais 1 apeadeiro / terminal que não resolve o grave problema e apenas em Alcochete se podia construir o NAL como solução no longo prazo para substituir a Portela. Mas o gravíssimo no plano do Eng Costa Silva é não falar no MAIS IMPORTANTE E NO MAIS DECISIVO para Portugal poder ir recuperar atraso face aos países que eu mencionei em cima, OS MAIS RICOS E DESENVOLVIDOS, a NOSSA FALTA DE COMPETITIVIDADE FISCAL, de nada serve termos infrastrutura do SEC. XXI se tivermos FISCALIDADE DO SEC XIX, é elementar meu CARO WHATSON OU NESTE CASO meu caro COSTA SILVA ! NINGUÉM INVESTE EM PORTUGAL PQ NÓS SOMOS O PAÍS MAIS CARO DO MUNDO, NÃO APENAS DA EUROPA !
Agradecia como cidadão que ama o meu país Portugal que dessem ler meu artigo ao Engº Costa Silva, é o nosso Futuro que está em causa e em risco até 2030, Obrigado.