A reprogramação do PRR permitirá a aquisição de mais 390 autocarros eléctricos para todo o país, anunciou o Governo.
Caso para dizer que ele há males que vêm por bem. Para não perder verbas do PRR – que encerra em Março do próximo ano -, o Executivo decidiu reprogramar algumas das acções previstas, retirando umas e reforçando outras, como é o caso do apoio à aquisição de autocarros eléctricos.
O reforço em 137 milhões de euros (para um total de 227 milhões de euros) da “dotação do aviso n.º 01/C21-i12/2024” permitirá financiar mais 390 autocarros eléctricos, elevando para 861 o número de autocarros de emissões nulas a adquirir até 2026.
Mas as novidades não se ficam por aqui: os apoios irão além de das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto cobrindo todo o território continental.
De acordo com o comunicado conjunto emitido pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, Ministério do Ambiente e Energia e Gabinete do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, os municípios beneficiários serão os de Aguiar da Beira, Albufeira, Alcochete, Alenquer, Ansião, Benavente, Belmonte, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto, Castelo Branco, Celorico da Beira, Chamusca, Cinfães, Coimbra, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Leiria, Lisboa, Macedo de Cavaleiros, Mangualde, Mêda, Moimenta da Beira, Monção, Monchique, Montijo, Nossa Senhora da Graça, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Ourém, Penacova, Peniche, Peso da Régua, Pinhel, Pombal, Porto, Reguengos de Monsaraz, Seia, Sernancelhe, Sertã, Sousel, Tabuaço, Tábua, Trofa, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Real.
Acrescem as CIM do Alentejo Central, Algarve, Alto Alentejo, Alto Minho, Área Metropolitana do Porto, Ave, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Cávado, Douro, Grande Lisboa, Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Oeste, Península de Setúbal, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Tâmega e Sousa, Terras de Trás-os-Montes e Viseu Dão Lafões.
Se foram os atrasos no PRR que permitiram este reforço de verbas, agora convém não perder tempo. No comunicado, o Governo lembra que “tendo em conta os prazos médios de 15 meses para produção, entrega e instalação das infraestruturas, é essencial que o processo seja concluído com celeridade, evitando atrasos que possam comprometer os prazos do PRR, cujo encerramento está previsto para março de 2026”.