A PSA International, a APM Terminals e a DP World liderarão o crescimento dos terminais portuários de contentores previsto até 2019, de acordo com a Drewry Consultants.
xzczcs
Aumento de capacidade até 2019 previsto (em milhões de TEU). Fonte: Drewry Consultants

No seu “Global Container Terminal Operators Annual Report 2015”, a consultora estima um crescimento anual de 4,5% na procura dos terminais de contentores e um tráfego mundial de 850 milhões de TEU em 2019 (um salto de 168 milhões de TEU). Cerca de 60% da nova procura terá origem na Ásia.

Além da procura, os investimentos nos terminais de contentores serão determinados pelo gigantismo dos novos navios e pela afirmação de alianças de operadores cada vez mais poderosas.

Entre os 23 operadores de terminais de contentores elencados pela Drewry, a PSA International, a APMT e a DP World serão os que mais investirão no aumento de capacidade até 2019. A APMT e a DP World são as mais activas no desenvolvimento de novos terminais, mas a PSA é a que mais cresce, muito devido aos investimentos em curso na sua casa de Singapura, refere a Drewry.

A Hutchison, a CMA CGM, a TIL e a ICTSI têm igualmente planos ambiciosos de crescimento, sendo que o operador filipino prevê um aumento de capacidade na casa dos 40%, sublinha a consultora.

Os comentários estão encerrados.