A PSA International, de Singapura, tem planos ambiciosos de crescimento para o Panamá, Argentina e Bolívia.
A PSA Panama International Terminal vai investir 400 milhões de dólares (360 milhões de euros) no seu terminal de contentores localizado à entrada do Canal do Panamá, do lado do Pacífico.
A obra aumentará a capacidade para dois milhões de TEU/ano, através do aumento do cais, dos actuais 340 para 1 140 metros, complementado com a compra de oito gruas capazes de trabalharem navios de 18 000 TEU.
“O aumento no consumo irá, provavelmente, levar a mais operações de transhipment e destinos de carga”, afirmou ao portal “Seatrade Maritime News”, o responsável pela PSA International para a América Latina, Enno Koll.
Aquele responsável, que está baseado no Panamá, acrescentou ainda que “a nossa experiência diz-nos que há uma ligação entre maiores navios e crescimento do transhipment”.
Além de operar o PSA Panama International Terminal, a PSA International é sócia da Exologistica, um operador logístico importante na Argentina, e está a construir, numa joint-venture com a ICTSI, o terminal SPIA-Aguadulce, na baía de Buenaventura, no Pacífico colombiano. De acordo com Enno Koll, as perspetivas são positivas também para aqueles dois países.