A RZD, operadora pública de transporte ferroviário russa, poderá juntar-se ao lote de quatro candidatos à compra da maioria da Gefco, a filial logística da PSA Peugeot-Citroën.

A notícia é avançada, pela “Reuters”, que cita um documento de trabalho interno da administração da companhia russa. De acordo com esse documento, a RZD terá sido convidada em Maio pelo grupo automóvel francês a apresentar uma oferta de compra.

A compra de um dos principais operadores europeus permitiria dotar a RZD de novas competências na área logística, além do que teria um impacte muito positivo na competitividade da economia russa, é realçado no documento, ainda de acordo com a “Reuters”.

Quer a PSA Peugeot-Citroën, quer a RZD escusaram-se a comentar o tema, pelo que não é seguro que a operadora russa entre na corrida à compra da Gefco.

Certo é que o processo de alienação continua “como previsto”, declarou um porta-voz do grupo automóvel francês. A PSA Peugeot-Citroën propõe-se alienar 75% da Gefco, esperando com isso encaixar cerca de mil milhões de euros para reduzir a sua dívida.

Interessados no negócio haverá quatro capitais de risco: o Cores Group, o Platinum Equity, o PAI Partners e um consórcio da Axa Private Equity e da CVC Capital.

A partir do próximo ano, a Gefco assumirá o grosso das operações logísticas da General Motors na Europa e Rússia, nomeadamente o abastecimento às fábricas do grupo no Velho Continente, a distribuição dos veículos novos pelos concessionários e o fluxo dos sobressalentes até aos centros de distribuição.

Comments are closed.