Até ao final de 2021, o Terminal XXI de Sines terá mais 204 metros de cais, num investimento de 16,5 milhões de euros. Mota-Engil e Etermar farão a obra.
A PSA Sines adjudicou ao agrupamento Mota-Engil / Etermar a primeira fase de expansão do Terminal XXI de Sines, que aumentará o cais para os 1 150 metros de comprimento.
Esta obra inscreve-se na ampliação do terminal de contentores de Sines, acordada entre a autoridade portuária e a PSA Sines, no âmbito da renegociação da concessão. No final da expansão faseada, o Terminal XXI disporá de uma frente de cais de 1 750 metros – praticamente o dobro do actual – e terá uma capacidade de 4,1 milhões de TEU/ano (2,3 milhões agora).
Com a obra agora contratada, o terminal aumentará a sua capacidade para receber em simultâneo vários megacarriers. E para isso está também previsto o reforço dos pórticos de cais e de parque.
O Terminal XXI tem crescido como hub de transhipment de contentores, no cruzamento das rotas Norte-Sul e Este-Oeste, mas aposta agora também, cada vez mais, em servir os tráfegos do hinterland da Península Ibérica, como o atestam os últimos dados estatísticos há dias divulgados pela AMT.