A PSA Sines deverá receber em Agosto o primeiro dos três pórticos super-post-panamax encomendados à Paceco España, no âmbito da ampliação do Terminal XXI.
Os três novos equipamentos são os maiores alguma vez projectados pela construtora espanhola e figurarão ente os maiores do mundo, capazes de operar os Triple-E e mesmo os novos gigantes dos mares que se anunciam.
Com um alcance máximo para além do carril lado mar de 70 metros, estes pórticos permitirão movimentar contentores em até 24 fiadas (os Triple-E têm 23). A capacidade de carga no spreader é de 65 toneladas e a altura máxima sob o spreader é de 48 metros.
A chegada do primeiro pórtico está prevista para Agosto próximo. Com mais estes três equipamentos, a PSA Sines passará a dispor de nove pórticos de cais, oito dos quais fabricados pela espanhola Paceco.
A concessionária do Terminal XXI tem em curso as obras de prolongamento do cais em mais 210 metros, para os 940 metros, o que elevará a capacidade de Sines, do actual milhão para a casa dos 1,7 milhões de TEU, cerca do final do ano corrente.
Em aberto continua uma nova fase de expansão, com mais 290 metros de cais e mais terraplenos, com isso duplicando-se a capacidade do terminal. A PSA propõe-se fazer o investimento mas quer como contrapartida o prolongamento da concessão.
As negociações com o Governo duram há meses mas poderão receber um “empurrão” decisivo pela inclusão do projecto nas escolhas do GT-IEVA.