A PSA Sines lançou o primeiro concurso para o prolongamento do cais do Terminal XXI, no âmbito da expansão do terminal de contentores de Sines.
No imediato, está em causa a extensão do cais acostável em 204 metros, até aos 1 150 metros. O investimento previsto é de 16,5 milhões de euros. A obra deverá estar concluída no final de 2021.
O plano de expansão do Terminal XXI, contratualizado entre a PSA Sines e a Administração do Porto de Sines em Outubro do ano passado, prevê um investimento de 660 milhões de euros da concessionária, tendo como contrapartida o prolongamento da concessão por 20 anos. Metade do volume de investimento terá de ser realizado em oito anos.
Quando terminada a expansão, o terminal de contentores de Sines disporá de uma frente de cais de 1 950 metros, 19 pórticos de cais super-pós-Panamax e 60 hectares de terraplenos. Na prática, o terminal quase duplicará, dos actuais 2,3 milhões de TEU de capacidade instalada para 4,1 milhões de TEU.
Em Fevereiro último, a a administração portuária consignou a empreitada da 3.ª Fase de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines, num montante de cerca de 72 milhões de euros, compreendendo a extensão do molhe em 750 metros, para protecção do acesso ao Terminal XXI, mas também já a pensar no Terminal Vasco da Gama.
Sines e o Terminal XXI têm vindo a recuperar, mês após mês, das perdas homólogas sofridas no arranque do ano, tendo chegado ao final do primeiro semestre com uma perda de movimentos de apenas 2%, melhor do que o conseguido por muitos dos grandes portos de contentores internacionais.
Infelizmente, verdade seja dita, o porto de Sines leva 5 anos perder no movimento de contentores para todos seus concorrentes directos, o marroquino Tanger Med, os 3 espanhóis, Grécia e todo o Mediterrâneo por atraso investimento no terminal XXI e toda a ferrovia até à fronteira de Elvas que estará pronta apenas em 2030, Ó COSTA