O terminal de contentores de Sines movimentou praticamente um milhão de TEU no primeiro semestre, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junto da concessionária PSA Sines.
É um resultado recorde para o primeiro semestre, consequência de expressivos crescimentos a cada mês culminando com os dois melhores meses de sempre: entre Janeiro e Junho, a PSA Sines movimentou 999 882 TEU. Comparando com o período homólogo de 2023, o crescimento acumulado atingiu os 24%.
Em todo o ano passado, o porto de Sines movimentou 1,67 milhões de TEU
Em Maio, a PSA Sines atingiu o melhor mês da sua história de 20 anos, com a marca de 186 179 TEU movimentados, num crescimento homólogo de 23,9%. Em Junho, voltou a superar-se e atingiu os 191 415 TEU (melhor 17,8% que o realizado há um ano).
A impulsionar este rápido crescimento está, desde logo, a crise do Mar Vermelho, que forçou o desvio do tráfego Ásia – Europa / Mediterrâneo pela Rota do Cabo. Um acaso que afastou, pelo menos para já, as temidas consequências negativas da inclusão do shipping no sistema europeu de comércio de emissões.
O Terminal XXI de Sines tem actualmente uma capacidade de 2,7 milhões de TEU/ano e continua a investir para atingir os 4,2 milhões de TEU em 2030.