A PSA Sines recebeu no Terminal XXI os primeiros seis pórticos de parque automatizados (aRTG). Os novos equipamentos deverão começar a operar no final do segundo semestre.
Os seis novos aRTG foram encomendados em Março do ano passado à Konecranes. Chegaram ao terminal de contentores de Sines provenientes de Gdansk. Com eles, a PSA Sines dá início à automatização dos equipamentos de parque (onde já conta 29 gruas).
Os novos aRTG, mais os dois pórticos de cais STS super-post panamax (capazes de operar navios de +24 000 TEU) que chegaram no início de Dezembro passado, mais os 12 novos camiões com atrelado, integram o investimento de 412 milhões de euros que a PSA Sines está a fazer na Fase III do Terminal XXI.
Quando concluída a expansão, em 2030, o terminal de contentores de Sines terá aumentado a sua capacidade dos actuais 2,7 milhões de TEU/ano para 4,2 milhões de TEU, au mesmo tempo que terá reduzido para metade as emissões poluentes.
“Estas gruas de última geração representam uma melhoria significativa nas operações do nosso terminal, combinando tecnologia de automação de ponta à medida que avançamos em direcção às nossas ambições de sustentabilidade. A PSA Sines irá progressivamente incorporar equipamentos totalmente automatizados e operados remotamente que são alimentados por electricidade para reduzir ainda mais as nossas emissões de carbono”, sintetizou o director de Engenharia da PSA Sines, Ricardo Sobral, citado em comunicado.
Desde o início das obras do Terminal XXI, em 2000, a PSA Sines já investiu mais de 370 milhões de euros na modernização das instalações.